Quanto tempo leva pra que cheguemos a um nível de maturidade satisfatório onde saibamos nos relacionar com as pessoas e resolver os problemas que comumente nos cercam?
Considero normal você conhecer uma pessoa jovem (eu poderia usar a palavra adolescente) que ainda não sabe tomar decisões ou resolver problemas e dificuldades impostas pela vida. Afinal, aprendemos com as situações à maneira com a qual elas acontecem nas nossas vidas, mas vejo que algumas pessoas bem vividas e bem provadas pelas experiências amargas da vida não têm maturidade e sabedoria para administrar suas vidas. Falta maturidade para administrar seus sonhos, suas famílias, seus dons, seus talentos; falta maturidade para saber se relacionar com outras pessoas, para saber educar os filhos, para saber ser um bom profissional. Por que isso acontece?
Isso me fez lembrar um casal que mudou para uma bela casa. Esta casa dava de frente para a casa de uma vizinha. Certa vez esse casal estava tomando café da manhã. Ao olhar pela janela, a esposa viu que a vizinha estendia lençóis no varal e fez o seguinte comentário:
- Olha só! Será que essa mulher não aprendeu a lavar roupa. Os lençóis que ela está estendendo estão encardidos!
Num outro dia, quando eles tomavam café da manhã, mais uma vez a mesma cena, e mais uma vez ela fez seu comentário:
- Meu Deus! Alguém tem que ensinar essa mulher a lavar roupa ou ver que marca de sabão em pó ela está usando. Que lençóis sujos!
Algum tempo depois aquela esposa teve uma surpresa. Olhou pela janela, viu que os lençóis estavam brancos. Então exclamou:
- Até que enfim! Alguém ensinou ela a lavar roupa! Mas o marido dela a interrompeu e disse:
- Não querida. Eu levantei mais cedo esta manhã e lavei nossas vidraças!
A questão da falta de sabedoria e maturidade passa pelo exemplo acima. Enxergamos demais o que – na nossa opinião – está errado nos outros e esquecemos de olhar pra nós mesmos e humildemente reconhecer que estamos errados. Ficamos praticamente cegos para os nossos defeitos.
A maturidade quase sempre reflete uma dificuldade de tomarmos uma atitude, um posicionamento. Nos homens isso pode ser chamado de "crise de hombridade". Quantos pais de família conhecemos que não assumem seus papéis na construção de seus casamentos, criação de seus filhos e na sua vida profissional?
A falta de maturidade também se reflete no fato de que algumas pessoas ficaram viciadas em justificar sua falta de posicionamento, ou o seu não crescimento, terceirizando o seu problema, ou seja, a culpa é sempre de alguém. Isso acontece comumente nos casamentos.
Trazendo isso para o nosso relacionamento com Deus, algumas pessoas insistem em agir como meninos na fé. Insistem em não crescer espiritualmente. E o crescer espiritualmente não tem nada a ver com saber demais a Bíblia ou estar a bastante tempo frequentando uma Igreja. A maturidade espiritual é alcançada quando nos deixamos ser transformados segundo o caráter de Deus.
"Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino."(I Coríntios 13.11)
Querido(a) internauta, como a própria Bíblia diz: “Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor é quem dá sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” (Pv. 2.4-6)
0 comentários :
Postar um comentário